sexta-feira, 13 de julho de 2007

Última sondagem - Negrão em segundo



Sondagem: Negrão em segundo, Carmona em terceiro e Roseta em quarto

As sondagens continuam a dar vitória a António Costa no próximo domingo, mas sem maioria absoluta. Telmo Correia, por seu lado, continua a ser o primeiro dos últimos, não conseguindo um lugar na Câmara.
Nesta quinta-feira surgem mais duas sondagens, da Eurosondagem para SIC/Expresso/Rádio Renascença e da Universidade Católica para a RTP e Antena 1. Os dados são muito parecidos, sendo que a primeira atribui a vitória ao candidato do PS com 32,5 por cento da intenção de votos e a possibilidade de eleger sete vereadores
Em segundo lugar está o social-democrata Fernando Negrão, com 18,4 por cento e quatro vereadores; em terceiro está o candidato independente Carmona Rodrigues, com 15,9 e a provável eleição de três vereadores. Segue-se a independente Helena Roseta, com 12,1 e elegendo dois vereadores. Em quarto lugar vem o comunista Ruben de Carvalho, com 7,7 e um vereador, seguindo-se o independente pelo Bloco de Esquerda José Sá Fernandes com 5,5 por cento da intenção de voto e a eleição de um vereador.
Sem eleger qualquer vereador ficam o centrista Telmo Correia, com quatro por cento das intenções de voto (sétimo lugar na sondagem) o candidato do PCTP/MRPP Garcia Pereira (oitavo) com 0,8 por cento das intenções de voto (oitavo) e o do Partido Nova Democracia Manuel Monteiro, com 0,6 por cento das intenções de voto (nono). Pinto Coelho (PNR), com 0,2 por cento das intenções de voto, Gonçalo da Câmara Pereira (PPM), com 0,1 por cento, e Pedro Quartin Graça (MPT), com 0,1 por cento, quedam-se pelos 10, 11º e 12º lugares, respectivamente.
Esta sondagem aponta ainda para a imprevisibilidade da abstenção, sublinhando que a distribuição de indecisos é de 10,1 por cento. O estudo realizou-se nos dias 8, 9 e 10 de Julho, validou 1559 entrevistas directas a residentes em Lisboa com 18 anos ou mais, a partir de uma amostra aleatória. O erro máximo da amostra é de 2,48 por cento para um grau de probabilidade de 95 por cento.
Católica dá dois vereadores à CDU
A grande diferença apresentada pela sondagem da Universidade Católica para a Antena 1 e RTP é a atribuição de dois vereadores à CDU, retirando um a Fernando Negrão. António Costa acumula 33 por cento das intenções de voto, permitindo-lhe eleger sete vereadores, correspondentes a uma maioria relativa.
O cabeça-de-lista do PSD, recolhe, então, apenas 15 por cento das intenções de voto três vereadores. Carmona Rodrigues vem a seguir com 12 por cento das intenções de voto e dois vereadores, enquanto Helena Roseta consegue11 por cento das intenções, elegendo também dois vereadores. A CDU chega aos mesmos dois vereadores e José Sá Fernandes, do Bloco de Esquerda, consegue ser eleito com oito por cento dos votos.
A sondagem prevê que o CDS-PP não consiga eleger nenhum vereador, obtendo apenas quatro por cento das intenções. MPT, PCTP/MRPP, PNR, PPM e PND repartem entre si três por cento das intenções de voto, segundo a sondagem.



Os números da Universidade Católica apontam para uma abstenção de 20 por cento, com 18 por cento dos inquiridos a manifestarem-se ainda indecisos quanto ao sentido do seu voto. A sondagem, realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica, tem uma margem de erro de 2,2 por cento e um grau de confiança de 95 por cento. Para a sua elaboração foram feitos 2023 inquéritos telefónicos entre 07 e 10 de Julho a eleitores recenseados em Lisboa, escolhidos em 21 freguesias seleccionadas aleatoriamente.


In Portugaldiário

Sem comentários: