terça-feira, 12 de junho de 2007

Aeroporto da OTA

1º Acto
Ora com esta é que ninguém estava a contar.
Primeiro aparece o Sr. José Sócrates a defender a OTA, depois veio Almeida Santos falar da "Ponte dinamitada" que pode desligar sul do norte e Almeida Santos, invoca possível atentado terrorista para justificar aeroporto na margem norte.

O presidente do PS, Almeida Santos, invocou os riscos de segurança para rejeitar a construção de um aeroporto a sul do Tejo, advertindo que a destruição de uma ponte num atentado terrorista poderia cortar a ligação entre as duas margens do rio."Um aeroporto na margem sul tem um defeito: precisa de pontes. Suponham que uma ponte é dinamitada? Quem quiser criar um grande problema em Portugal, em termos de aviação internacional, desliga o norte do sul do país", declarou Almeida Santos no final da reunião da Comissão Nacional do PS.Em declarações aos jornalistas, Almeida Santos disse desconhecer as afirmações proferidas pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino — que afastou a hipótese de o aeroporto se localizar na margem sul do Tejo pelo facto de as zonas de Poceirão, Faiais e Rio Frio [as alternativas à Ota] serem "um deserto". "Não é num deserto que se faz um aeroporto", afirmou Mário Lino.O presidente do PS admitiu que essa declaração de Mário Lino será "um exagero, natural em política", como o próprio Almeida Santos disse ter cometido na sua vida política.Em relação à localização do novo aeroporto, Almeida Santos afirmou que as hipóteses foram discutidas "durante muitos anos", que "todas as soluções têm vantagens e defeitos" e que "a tese que prevaleceu, mesmo nos anteriores governos [PSD/CDS-PP] foi que seria na margem norte", como é o caso da Ota.

2º Acto
Todos aparecem a bater na decisão do Governo em fazer o aeroporto na OTA


3º Acto
O Governo pensa em Alcochete



Alternativas à OTA, propostas da CIP


Posições dos candidatos à CML

António Costa

Ota, Poceirão ou Alcochete, o que importa é ...
O candidato do PS à câmara de Lisboa, António Costa, considerou hoje que o essencial para a capital é ter um bom acesso ao futuro aeroporto internacional, seja ele na Ota, no Poceirão ou em Alcochete.


Carmona Rodrigues

Carmona defende conjugação de Alcochete e da Portela
O candidato independente à Câmara de Lisboa saudou o recuo do Governo na Ota, considerando que será uma «boa solução» conjugar Alcochete com a manutenção da Portela


Telmo Correia

Telmo Correia comenta mudança do Governo
O candidato do CDS/PP à Câmara de Lisboa, Telmo Correia, afirmou hoje que a decisão do Governo de estudar a solução Alcochete para o novo aeroporto é «uma primeira derrota da sua teimosia»,


Ruben de Carvalho

«Portela deve manter-se»
O candidato da CDU à câmara de Lisboa, Ruben de Carvalho, saudou o anúncio da realização de mais estudos sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, mas insistiu que o da Portela deve manter-se.

Sá Fernandes

Novos estudos sobre aeroporto de Lisboa são «uma vitória»
O candidato do BE à Câmara de Lisboa afirmou hoje que a decisão do Governo de encomendar estudos comparaticos entre Ota e Alcochete para o novo aeroporto é «uma vitória dos que defendem uma discussão sobre esta matéria»

Sem comentários: