sábado, 16 de junho de 2007

Garcia Pereira - Carta enviada ao Director da Inofrmação da SIC

A propósito do debate promovido pela SIC apenas com alguns candidatos
Carta do Professor Nuno Cardoso da Silva ao Director da Informação da SIC

“Exmo. Senhor Director da Informação,

Embora seja candidato independente na lista encabeçada pelo Dr. Garcia Pereira, é como cidadão que vos contacto, e o que segue apenas a mim responsabiliza.

Li no Expresso Online que a SIC se preparava para realizar um debate sobre as eleições intercalares de Lisboa, apenas com a presença de 7 dos 12 candidatos: António Costa, Fernando Negrão, Carmona Rodrigues, Helena Roseta, Ruben de Carvalho, Telmo Correia e José Sá Fernandes.

Apesar do reconhecido subdesenvolvimento do nosso país, da nossa comunicação social e da nossa justiça, não posso deixar de manifestar a minha profunda surpresa perante esta atitude discriminatória de um dos principais orgãos da comunicação social no nosso país. Que um canal de televisão se arrogue o direito de determinar quem merece e quem não merece ser ouvido pelos eleitores, é um acto de profunda selvajaria, e um atentado espantoso contra a nossa tão frágil democracia. Que esse mesmo órgão de comunicação social ache que, por exemplo, Telmo Correia ou José Sá Fernandes devam ser ouvidos, mas, igualmente por exemplo, já Garcia Pereira ou Manuel Monteiro não o mereçam, é de um total primitivismo e explica muito bem porque estamos na cauda da Europa em quase tudo.

Sou professor de ciência política no ensino superior, pelo que espero que não me venham com a habitual treta do critério jornalístico. Ou que os outros candidatos terão outras oportunidades de manifestar as suas opiniões e intenções, como se uma eventual entrevista pudesse substituir a participação num debate. Em época de eleições não há critérios jornalísticos, só pode haver respeito ou falta de respeito pelas normas mais básicas da democracia, normas essas que esse canal de televisão achou por bem, e por inqualificável arrogância, ignorar.

Se isto fosse um país a sério a CNE e o Tribunal Constitucional cair-vos-iam em cima com todo o rigor da lei. Mas isso era se isto fosse um país a sério...

Como há muito desisti de esperar qualquer manifestação de vergonha da parte da nossa comunicação social, não estou minimamente à espera que a SIC altere a sua espantosa decisão. Mas, como cidadão, não permitirei nunca que silenciem a minha indignação ou que me forcem a conformar-me com a sistemática violação das regras da democracia.

Nuno Cardoso da Silva
Mestre em Ciência Política
Professor do Ensino Superior”

Mais notícias
Segunda carta do Professor Nuno Cardoso da Silva ao Director da Informação da SIC

"Exmo Senhor Director de Informação da SIC,

Tendo em conta o resultado da sondagem hoje divulgada, e que dá ao candidato Garcia Pereira (2,4%) as mesmas intenções de voto dadas ao candidato Telmo Correia (2,5%), muito agradecia que V.Exa. me informasse se, no espírito do seu critério jornalístico, a SIC irá dar ao Dr. Garcia Pereira o mesmo tratamento que dá ao Dr. Telmo Correia, no respeitante a cobertura de campanha e participação em debates. É evidente que, qualquer que sejam os resultados das sondagens, o tratamento de todos os 12 candidatos deveria ser o mesmo, mas como V.Exa. dá mais importância aos critérios jornalísticos do que à igualdade de tratamento democrático, julgo ser pertinente esta pergunta.

Certo de que V.Exa. não será impermeável ao rigor deste argumento e à pertinência da pergunta, subscrevo-me, com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Cardoso da Silva
Candidato à CML na lista encabeçada por Garcia Pereira"

Sem comentários: